quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sugestão de leitura: Saga Divergente

"Mais uma daquelas sagas..." Foi meu primeiro pensamento quando vi o livro na Saraiva, porém quando estava para sair o filme comecei a me interessar, fui viajar (faço post em breve sobre a Califórnia, não percam) e acabei deixando de lado o livro e a série. A Ale me disse que era bom e que era  para eu ler, então resolvi afogar a ressaca de A Escolha com Divergente. (Desta vez colocarei a sinopse dos livros, pois gosto tanto deles que tenho medo de contar de mais e estragar uma experiência maravilhosa que vocês poderão ter ao ler os livros) Vou por aqui a minha opinião e como me senti ao ler.

"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."
O início do primeiro livro é bem lento, acho que porque a personagem principal, Beatrice, tem uma vida muito devagar e sem graça. Entretanto quando a história começa a se desenrrolar é totalmente fascinante. Ao ler o livro por vezes senti a adrenalina correndo dentro de mim, como se eu estivesse participando de toda a ação. Nunca tinha lido uma história que me causasse tanta emoção junta. Além de Tris outro personagem que me prendeu a história foi o Quatro, ele tem viários mistérios e é muito legal acompanhar a descoberta de todas as camadas por baixo da faixada séria e destemida dele.
Os livros são continuações, então após Divergente a história continua em Insurgente e termina em Convergente.


" Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. "
"A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor."


Ao longo da história descobri muito sobre mim mesma, depois que acabei o livro me senti tão livre, tão disposta a descobrir quais são meus medos e enfrenta-los. Ainda morro de medo de altura e de acender fósforos (eu sei, é engraçado), mas já não me sinto tão paralisada por eles. O filme que saiu em Abril nos cinemas chega em Agosto em DVD e Blu-ray.

Um comentário:

  1. ADOREI! hahahahaha
    Sincronizamos nossos posts é?
    Realmente, Divergente é incrível! *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir