quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cyberbullying

Oi pessoal,

Meu maior sonho no momento é trabalhar em alguma revista de moda adolescente, para isso é preciso conhecer a revista que você pretende trabalhar, por isso eu leio todas as Capricho que são lançadas. Na penúltima revista que saiu havia a história de um menino que sofreu cyberbullying e criou um site para lutar contra esse mal.


Lendo a história de Samuel Lam percebi que muitas outras pessoas sofreram por causa de gente que acha que "uma zoadinha não faz mal". Eu sei bem como o Sam se sentiu, eu também sofri bullying na escola. Quando fui para o colegial um menino do 2º ano fazia piadinhas por causa da minha voz fina, uma colega contou para a coordenação e a situação ficou ainda pior, pois os amigos do garoto ficaram com raiva e resolveram me zoar ainda mais, no ano seguinte alguns meninos que dominavam a classe decidiram que eu não merecia ser tratada bem. 
Durante um ano ouvi piadinhas sobre a minha ascendência nordestina, fizeram uma colega colocar uma foto minha em uma rede social com uma legenda maldosa e soltavam gases na sala dizendo que havia sido eu. Durante esse ano eu inventava dores para poder ir embora da aula, torcia para que a aula acabasse logo. O Sam resolveu reagir depois de dois anos, quando um professor pediu um projeto que ajudasse a resolver um problema social, Sam e um amigo, David, montaram um site (endcyberbullying.org) falando sobre o cyberbullying. Acho essas iniciativas muito legais, pois o que mais me ajudou foi saber que pessoas muito bem sucedidas como Steve Jobs e a Lady Gaga sofreram bullying na escola e deram a volta por cima e mostraram o quanto ser diferente pode ser bom. Sam e David dão palestras em escolas para tentar mostrar como zoar repetidamente uma pessoa pode fazer mal para ela. Um exemplo trágico de como o cyberbullying pode fazer mal é o caso de um garoto chamado Tyler Clementi, ele suicidou-se depois que um vídeo dele foi divulgado na internet.
Samuel Lam

Para tudo há um limite, quando você faz uma pessoa se sentir tão mal a ponto dela não ter mais motivo para querer sair e se divertir ou ir a escola, então é hora de se repensar. Só porque uma pessoa é diferente, nerd ou simplesmente está deprimida porque um membro muito querido da família morreu, isso não dá o direito de outras pessoas se aproveitarem da fraqueza e fragilidade dela. O pior de tudo é que muitas vezes a pessoa que pratica o bullying acha que não esta fazendo nada de mais, como é mostrado em um dos episódios de The Big Bang Theory (quinta temporada episodio 11).
Antigamente o bullying não era algo discutido nas escolas, mas desde que casos extremos incluindo agressões e reações violentas de vitimas que já não aguentavam a situação, mais e mais pessoas tem falado sobre o assunto. Hoje muitas vitimas de bullying podem encontrar forças em projetos como o  de Sam e exemplos de pessoas maravilhosas que estão fazendo sucesso no que gostam.
Pesquisando um pouco mais sobre bullying encontrei um vídeo em que uma psiquiatra fala sobre o assunto e acho que ele serve bem para encerrar este post.

2 comentários:

  1. Nossa... estou sem palavras. Chorei com seu depoimento, vc com certeza já faz parte do grupo de pessoas que deram a volta por cima.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, muitas pessoas acham que falar mal de alguém não faz mal, mas hoje em dia ninguém sabe a hora de parar mais, estão totalmente sem limites! Adorei o post
    Amei o blog, já estou te seguindo
    Bjos,
    Mel Pires

    www.assuntosdemeninas.net

    ResponderExcluir